quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Clóvis Huguiney Irigaray



É um artista mato-grossense que ficou conhecido por suas pinturas hiper-realistas a partir da década de 1975. Tendo o índio como seu tema principal. Na série Xinguanas, ele explora a figura do indígena integrado à sociedade brasileira: na biblioteca, no mercado, assistindo TV etc, mesclando a tradição (presente nas tatuagens, nos cabelos, nos acessórios) e o mundo contemporâneo (comida industrializada).
Ele utilizava de cartões postais dos povos do alto Xingu para criar as pinturas que propõem uma reflexão sobre a inclusão e reconhecimento desses povos na sociedade brasileira.
Outro tema recorrente em sua obra é os santos católicos. Por vezes, Irigaray mescla índios e santos, com auréolas e pinturas corporais, pele bronzeada e manto.
A cultura indígena o influenciou de tal forma que o artista tatuou seu rosto com desenhos nela inspirados.



Por que as crianças estão felizes?



Na sua opinião essa obra retrata uma cena real?




Essa pintura é uma releitura.
Você conhece a obra em que ela se inspira?
Por que Irigaray coloca o indígena no lugar de Adão?



Essa pintura é um autorretrato.
Que elementos da cultura ocidental estão presente na pintura?
Que elemento da cultura indígena aparece na obra?




Irigaray junta elementos católicos e indígenas em várias obras.
Que relação existe entre a pintura acima e a sociedade brasileira?



Referências:

Clovis Hugueney Irigaray. Disponível em:http://coresdomato.blogspot.com.br/2013/09/clovis-hugueneyirigaray-eimpossivel.html Acesso em: 31/01/14


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