quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Apresentação


Arte contemporânea - o que é?
 
É a arte produzida desde a segunda metade do século XX. É uma variedade de experiências na produção de arte, incluindo novas mídias e tecnologias, inserindo questões sociais, políticas, culturais e a subjetivas (étnica, gênero etc), e aliando diferentes linguagens (dança, música, pintura, literatura etc). As novas forma do fazer artístico são tentativas de dirigir a arte para a realidade: a natureza, a tecnologia, a urbanidade. Além de posicionar-se criticamente quanto ao mercado de arte. 
Com isso surgem novas denominações, como instalação, body art,  intervenção, performance etc, que se juntam àquelas já conhecidas (pintura, escultura, dança, desenho etc). Veja dois exemplos de arte contemporânea produzida por duas artistas brasileiras:
 

Modificação corporal de Priscilla Davanzo.

Instalação de Fernanda Magalhães

 Para entender melhor o que é a arte contemporânea assista o vídeo O que é arte contemporânea? do Itaú Cultural aqui neste link.


Arte indígena
A palavra “indígena” pode nos levar a imaginar que existe um único povo indígena, mas na verdade há diferentes grupos, cada qual com sua própria cultura (idioma, crenças, organização política etc) em diversas partes do Brasil.
Aquilo que chamamos “arte indígena” é constituído por elementos da cultura material de diversos povos indígenas. São ornamentos corporais, utensílios domésticos, objetos de utilização xamanica, instrumentos musicais ou de trabalho etc. Nossa noção de arte e de estética não existe para esses povos, eles têm as suas próprias ideias sobre aquilo que produzem. Isso não significa que essa produção não tenha importância social para esses povos, eles apenas não criam objetos para serem usados e objetos para serem contemplados como nós fazemos.
Na maioria das culturas indígenas (como os kaxinawa) não existe a figura do “artista”, as pessoas realizam trabalhos determinados pelo sexo (há trabalhos de homens e trabalhos de mulheres), todos podem confeccionar os artefatos de acordo com essa divisão. Aqueles que têm mais habilidade são tidos como “mestres” que lideram o trabalho (LAGROU, 2010, p. 4). Mas existem outras formas de definir quem realiza o trabalho de produção dos artefatos entre outros grupos indígenas.
Muitas desses peças estão em museus porque na nossa cultura elas são entendidas como exemplares de arte daqueles povos. Essas peças apresentam apuramento estético e complexidade de construção, várias delas são delicadas e empregam materiais orgânicos, como a fibras e as penas.  Veja algumas delas:

 
Essas flores delicadas são brincos ianomâmi.
Você sabe de que material eles são feitos?

 
Esse é um cocar bororó.
Essa peça mais conhecida é um ornamento que evidencia diferenças sociais.
A quem você acha que pertenceu esse cocar?
 Acima um tapa sexo ianomami. Observe os desenhos que ornam a peça.
Você acha que criar estampas para roupas também é arte?



Vaso de cerâmica marajoara.
Que outros povos pintavam seus vasos de cerâmica?
Que conhecimentos foram necessários para produzir esse vaso?


Na sua opinião a produção e uso dessas peças é algo importante nas comunidades onde foram criados?
O que faz você pensar assim?




Arte contemporânea indígena
Diversos artistas indígenas têm produzido obras de arte próximas do que chamamos arte contemporânea, com trabalhos que seguem padrões e estilos e resultam de processos de conhecimentos e reflexão sobre a produção e o tema. Inserindo-se no universo artístico contemporâneo brasileiro e na sociedade nacional brasileira, onde a imagem tem enorme valor, os artistas indígenas se apropriam da narrativa imagética e criam obras de artes visuais.

 Trabalho do coletivo MAHKU

As artes visuais que alguns indígenas estão fazendo, expondo e vendendo, entram em nosso mercado, na cidade grande, como objetos e signos de outras realidades. O que difere suas peças dos objetos e signos tradicionais, frutos da cultura oral, são a tensão e a perturbação, algo que um indivíduo é capaz de expressar quando vê o mundo de longe. Talvez seja a posição do pensador, ou, como diz o poema de Carlos Drummond, a vida no seu stop. Então o artista abre diante de nós sua pintura e diz: “ ¡Mira! Esta é minha visão, é como eu sonhei, como vislumbrei. Seu olho vai captar o que minha mente registrou numa superfície. Leve para sua casa esse quadro, e terá uma visão de como é a vida lá onde você não está”.” Trecho do Catálogo da exposição !Mira! 




Contexto do índio na atualidade
Estima-se a existência de 200 povos indígenas no país, alguns que vivem sem contato com a sociedade nacional. Para fins de estudo esses povos foram divididos em áreas etnográficas, que consideram determinados costumes comuns e específicos à maioria dos grupos indígenas de cada região, como idioma, meio ambiente e as relações entre essas sociedades (MÜLLER).
São cerca de 860 mil pessoas, mas os povos tê tamanhos diferentes: enquanto os guaraní e os yanomami chegam a dezenas de milhares, os akuntsu e os kanoê são apenas algumas dezenas de pessoas. Alguns vivem na floresta tropical, outras na savana, no cerrado, e outros no semi-árido.
Muitos índios foram e estão perdendo suas terras e sendo mortos (por fome, doenças estranhas a eles ou assassinados). A perda das terras é um dos graves problemas enfrentados pelos indígenas atualmente, pois a terra é fundamental para o modo de vida de todos os povos indígenas: eles dependem dela para plantar, caçar e pescar, para produzir seus utensílios e realizar seus rituais.

 Menino yanomami.

Protesto contra hidrelétricas.



  

Mobilização pela demarcação de terras indígenas.







Referências:
Arte contemporânea. Disponível em: www.itaucultural.org.br Acesso em:03/02/2014.
 
A diversidade cultural dos povos indígenas. Museu do Índio. Disponível em: http://museudoindio.jov.br/educativo/pesquisa-escolar/251-a-diversidade-cultural-dos-povos-indigenas Acesso em: 31/01/2014.

Brasil indígena. Disponível em: http://www.ensinandoartesvisuais.blogspot.com.br/2008/07/brasil-indgena . Acesso em: 31/01/14

Catálogo da exposição !Mira! Disponível em: http://www.centoequatro.org/wp-content/uploads/2013/06/mira_mostra.pdf  Acesso em: 31/01/2014.

LAGROU, Els. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Revista Proa, n°02, vol.01, 2010. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/proa. Acesso: 03/02/2014

MÜLLER, R. P. A arte dos índios e a arte contemporânea. Cultura indígena [On line]. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v60n4/a17v60n4.pdf  Acesso em: 31/01/2014.

Imagem Priscilla Davanzo: autor. Disponível em: http://www.terra.com.br/cinema/noticias/images/noticias20001109001.jpg Acesso em: Acesso: 15/01/2014

Imagem Fernanda Magalhães: autor. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2008/fotosju403-online/4.jpg Acesso: 11/02/2014.

Os índios brasileiros. Disponível em: http://www.survivalinternational.org/pt Acesso em 18/02/2014. 









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